Identificação | Apresentação | História

Empresa

Identificação

Nome: Q.T. - Construção e Engenharia, Lda.
Ano de fundação: 1995
Sede e Instalações Industriais: Boavista Pias Lousada 4620-482 Lousada - Porto
Escritórios: Rua Alto do Cruzeiro, 28. 4620 – 519 Pias, Lousada - Porto
Contactos: Sede: Tel.: (00351) 255 810 600 Fax.: (00351) 255 810 605
E-mail: qtconst@gmail.com
Delegação Internacional: Tel.: (0033) 919 350 638 / 0033 610941541
Regime Jurídico: Sociedades por Quotas
Capital Social: 600 000,00 €
Registo comercial: 503 590 010 Conservatória do Registo Comercial de Lousada
Certificado de Classificação de Empreiteiro de obras públicas Nº 24365
Actividade: Construção e Engenharia Civil

[ topo ]

 

Apresentação

Q.T. - Construção e Engenharia, Lda. é uma empresa do sector da construção civil e obras públicas, com sede em Lousada, e, encontra-se no mercado desde 1995.

Conta com a colaboração de empresas de renome que oferecem as melhores garantias nos seus fornecimentos, quer de materiais, quer de equipamentos a utilizar ou a serem utilizados no estrito cumprimento de todas as exigências do cliente, com o máximo rigor, qualidade e eficácia, por forma a atender e cumprir todas as normas legais em vigor.

A Q.T. escreve a sua história demonstrando nos seus índices de crescimento a razão de contar com uma boa equipa de colaboradores especializados, bem como um número de equipamentos diversificados e apropriados às diversas actividades a executar nos mercados que elegeu como prioritários para a sua implantação e, respectivamente, o seu crescimento.

Assim, como vector de crescimento da empresa, elegemos outros mercados, o que exigiu da Q.T. a criação de uma nova parceira, nomeadamente e a saber Q.T.2, fazendo assim com que o grupo Q.T. se fortalecesse nas áreas do imobiliário, reabilitação de edifícios e infra-estruturas especiais, desde abastecimento de águas, a saneamento e instalações de condutas de gás natural, e naturalmente caminhando para outro tipo de infra-estruturas como, drenagens longitudinais, laterais, de pé de talude, crista de talude, pavimentações em granito e betuminoso a quente ou a frio, assim como outros serviços que sejam de importância para a Q.T.. Na área internacional, a empresa Q.T. está instalada em França, na zona da Bretanha, tendo como resultado aproximado no seu primeiro ano de actividade o volume de negócio próximo do milhão de euros, esperando também neste domínio crescer de acordo com a oferta do mercado local.

A missão da empresa resume-se a "Tudo se fará fazendo, nada se fará falando".

[ topo ]

 

História

A QT foi constituída em 23 de Novembro de 1995, com a designação social de “QT – CONSTRUÇÃO E ENGENHARIA, LDA.”, tendo por objecto social a construção e engenharia civil com inclusão de estradas, instalações desportivas, hidráulicas, obras especializadas, instalações especiais e actividades de acabamentos.

Constituída com um capital social de 10.000 contos tem a sua sede social no lugar de Boavista, na freguesia de Pias, concelho de Lousada, distrito do Porto, que até hoje se mantém.

Ao longo da sua  actividade, a QT foi desenvolvendo sempre a sua actividade ligada à reconstrução de edifícios, mas alargando progressivamente os seus vectores de actuação, deste modo, a empresa que, inicialmente centrava a sua actividade apenas no mercado de obras privadas, actualmente executa também trabalhos no mercado de obras públicas.

Desde 1995, a empresa tem vindo a ganhar peso em termos de facturação neste mercado, numa tendência de evolução constante, atingindo em 2002 um volume de negócios extremamente significativo, de cerca de 1,7 milhões de euros, e em 2005 com a entrada no mercado francês a empresa atingiu o montante de 4,6 milhões de euros.

Desde o início que se tem realizado esforços, no sentido de dotar a QT dos equipamentos tecnologicamente mais avançados, no seu sector de actividade, bem como de equipamento de segurança, designadamente dos trabalhadores, permitindo à empresa, deste modo, alcançar uma posição mais competitiva, bons níveis de resultados e uma imagem de qualidade e confiança. Perante este modo de actuação a empresa tem conseguido uma utilização bastante eficiente dos seus equipamentos, comprovada pela qualidade e rapidez dos trabalhos realizados e pelo prestígio que tem vindo a adquirir no mercado, designadamente na zona do grande Porto.

Em Outubro de 2002, atendendo à franca expansão da empresa verificou-se um aumento do capital para 320.000 euros e em Setembro de 2006 um aumento do mesmo para os 600.000 euros. Salienta-se que, de forma a primar pela excelência, assim como a responder rápida e eficazmente às crescentes solicitações do mercado da construção, designadamente em termos de qualidade, a QT pretende continuar a realizar investimentos selectivos, de forma a dotar a empresa dos equipamentos e condições efectivamente necessárias à sua implantação no mercado, que se encontra em franca expansão, essencialmente na região do Porto. Assim, a empresa pretende implementar melhorias ao nível da sua organização interna, bem como ao nível do seu processo produtivo, através do reforço da sua capacidade técnica e tecnológica, no contexto do sector da construção, de forma a melhorar significativamente a sua produtividade e eficiência, bem como aumentar a sua quota de mercado.

A QT é uma empresa cuja a actividade se desenvolve essencialmente na zona do grande Porto, Lousada e concelhos limítrofes, área da construção e reconstrução de edifícios e outros espaços. Neste contexto, os segmentos de mercado aos quais a QT se dirige principalmente são, o mercado da construção (pública e privada) sendo solicitada, para efectuar trabalhos em empresas públicas e outros organismos públicos (que representam cerca de 40% da sua facturação) e empresas privadas (60% da sua facturação). Estes têm recorrido aos serviços da QT essencialmente, para a construção e reconstrução de edifícios e outros espaços como reservatórios, pontes, etc.

O factor concorrência encontra-se estritamente relacionado com a área geográfica de actuação da empresa, pois esta zona caracteriza-se pela existência de um número considerável de pequenas e médias empresas do sector da construção, o que faz com que o nível de qualidade dos serviços, seja um dos factores chave na definição da política competitiva da empresa. Refira-se que, a QT tem vindo a consolidar a sua posição no mercado da construção, o que se deve, sobretudo, ao elevado nível da qualidade dos trabalhos realizados, bem como ao bom nível de eficiência da empresa, no que respeita ao cumprimento dos prazos acordados, sendo este outro factor chave de competitividade no sector da construção. Neste sentido, a QT tem vindo a seguir uma estratégica de diferenciação, no sentido de se destacar da concorrência, procurando investir na qualidade, bem como em meios técnicos, tecnológicos e humanos, de forma a implementar um sistema interno de informação e de gestão, que permita minimizar os custos com recursos humanos, bem como, apostar nos equipamentos tecnologicamente mais avançados de modo a maximizar a sua produtividade e cumprimento do quadro legal em vigor para o sector da construção apostando na eliminação e/ou redução de riscos inerentes ao exercício desta actividade o que conduz ao aumento da sua competitividade, quer por diminuição da sinistralidade, quer por aumento da produtividade e da qualidade. Neste contexto, a empresa tem vindo a investir fortemente na melhoria das condições de higiene, saúde e segurança dos trabalhadores, factor este que é de extrema importância, uma vez que a segurança no trabalho produz benefícios sociais e económicos não só para a empresa e seus colaboradores, como para a sociedade em geral. Estes factos, permitem à empresa, manter-se numa posição de destaque relativamente à concorrência directa, sendo esta constituída por empresas que actuam na mesma área geográfica e que efectuam o mesmo tipo de serviços. No que diz respeito à política de preços, a empresa aposta numa excelente relação qualidade/preço, uma vez que, apesar da existência de uma concorrência bastante agressiva, o preço não é o único factor determinante para a manutenção e conquista de novos clientes, sendo a qualidade um factor cada vez mais importante.

Na área internacional, a empresa QT está instalada em França, na zona da Bretanha, tendo como resultado aproximado no seu primeiro ano de actividade o volume de negócio próximo do milhão de euros, esperando também neste domínio crescer de acordo com a oferta do mercado local. Em 2005, a empresa atingiu um volume de negócios de 4,6 milhões de euros. O volume de negócios em 2006 foi de 5,5 milhões de euros, em 2007 a empresa atinge o valor de 8 milhões de euros, montante este que manteve no ano 2008.

[ topo ]